NOTA DE AGENDA

 

Smart Cities Tour 2020: Desafios e Oportunidades para 2030

Cidade Circular é o tema

do workshop em Valongo

  

Valongo é o primeiro Município a acolher a edição do Smart Cities Tour 2020, dedicado ao tema “Desafios e Oportunidades para 2030”. “Cidade Circular” é o tema deste primeiro workshop que decorrerá no próximo dia 12, a partir das 9h30, no Fórum Cultural de Ermesinde.

O Smart Cities Tour é uma iniciativa nacional, composta por workshops temáticos realizados em seis cidades portuguesas com o objetivo de promover a partilha de boas práticas entre os Municípios, a apresentação de soluções inovadoras no plano das cidades inteligentes e ainda dar a conhecer vários projetos concretos que estão a ser desenvolvidos por todo o país.

No âmbito do tema “Cidade Circular”, que Valongo acolhe, será debatido um novo conceito de cidade, assente na reutilização de recursos. Sob o atual sistema linear, as cidades consomem mais de 75% dos recursos naturais, produzem mais de 50% do lixo global e emitem entre 60 a 80% de gases de efeito estufa. Uma cidade circular preserva os seus recursos, promove o crescimento, cria empregos e reduz significativamente as emissões de CO2.

O Smart Cities Tour é um projeto desenvolvido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pela NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School, em parceria com a Altice Portugal, CTT, EDP Distribuição e Deloitte.

 

 Inscrições | Programa | mais informações