Associação Nacional de Municípios Portugueses

logotipo da ANMP
  • Português
  • English
  • Español
  • Français
logotipo da ANMP
Iniciar sessão

Plano Poupança de Energia (PPE) 2022 – 2023

Atualizado a 19/01/2023

No contexto da guerra e crise geopolítica que se faz sentir atualmente na Europa, com gravíssimas e impactantes consequências no setor da energia, o Governo, de modo concertado com as medidas e metas europeias, aprovou o Plano Nacional de Poupança de Energia (Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro), com um conjunto de medidas mediatas de eficiência energética e de ações voluntárias para diversos setores, Administração Local incluída, necessariamente.

De notar que as medidas constituem, para já, recomendações para o setor da Administração Autárquica, mas podem passar a ter caráter vinculativo, na eventualidade da União Europeia declarar a situação de crise energética.

O papel e contributo das Autarquias nesta almejada e necessária redução energética e na superação do emergente desafio da transição energética é da maior relevância, pelo que a Associação Nacional de Municípios Portugueses outorgou com a ADENE – Agência para a Energia um Pacto Setorial de compromisso de atuação conjunta, no sentido de potenciar o envolvimento dos Municípios e as políticas locais nesta missão (ver https://www.adene.pt/adene-assina-pactos-sectoriais-no-ambito-do-plano-de-poupanca-de-energia-2022-2023/).

A monitorização do Plano assume uma vertente muito importante, pelo que apelamos à colaboração no preenchimento dos questionários de resposta rápida.


Informação e documentação:

Para esclarecimentos de dúvidas relacionadas como PPE, consulte https://planopoupancaenergia.adene.pt/ ou contacte através do email plano.energia@adene.pt


Notícias: