Portal Institucional

logotipo da ANMP
  • Português
  • English
  • Español
  • Français
logotipo da ANMP
Conexion

(Português) Prémio Nacional da Paisagem – 4.ª Edição 2022

Mettre à jour le 05/05/2022

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen.

Concurso aberto

Está aberto o concurso para atribuição do Prémio Nacional da Paisagem, edição 2022.

Até ao dia 15 de julho as autarquias, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e organizações governamentais do Continente e Regiões Autónomas podem apresentar os seus projetos mais emblemáticos que concorram para a valorização do território através da paisagem.

As propostas apresentadas serão avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pelo projeto.

A Direção-Geral do Território promove, de dois em dois anos, a atribuição deste prémio, no âmbito da implementação da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem.

Trata-se de uma distinção honorífica, através da qual se pretende reconhecer a execução de políticas, medidas ou projetos que contribuem para a proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem e que promovem o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil para a importância deste tema.

Com esta iniciativa pretende-se também responder ao desafio lançado pelo Conselho da Europa e premiar quem contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e valoriza a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida.

A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e projeção internacional do projeto vencedor.

Nas edições de 2018 e 2020 vários foram os municípios que responderam a este desafio, tendo-se promovido amplamente a divulgação dos projetos concorrentes e dos vencedores em diversos canais de comunicação nacionais e regionais.

O prémio será entregue em Cerimónia Pública, sendo o vencedor convidado a participar nos Fóruns Internacionais do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade apresentar o seu projeto aos estados membros do Conselho da Europa.

Podem concorrer as regiões autónomas, as autarquias locais e as suas associações, as comunidades intermunicipais, as áreas metropolitanas e organizações não governamentais que tenham concebido e implementado medidas específicas para proteger, gerir e ordenar a paisagem, as quais tenham produzido efeitos duradoiros e possam constituir um exemplo de boas práticas, suscetível de ser replicado a nível nacional e internacional.

Os concorrentes podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 15 de julho através do portal da Direção-Geral do Território, pelo correio, ou entregues em mão na sede da Direção-Geral do Território, em Lisboa.

Aceda ao regulamento e demais informações na página do Prémio Nacional da Paisagem 2022.

Contacto para questões e dúvidas: premiopaisagem2022@dgterritorio.pt