Portal Institucional

logotipo da ANMP
  • Português
  • English
  • Español
  • Français
logotipo da ANMP
Conexion

(Português) Driving Urban Transition

Mettre à jour le 10/08/2022

Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Européen.

Sessão de divulgação

22 de setembro

 

Destinatários:  todos os que nas autarquias locais desenvolvem atividade nas áreas do ambiente, transição energética ou mobilidade.

Correspondendo ao apelo da Coordenação da Driving Urban Transitions (DUT), está a ser preparada pela FCT e pelas restantes organizações nacionais uma sessão/Infoday de divulgação nacional da DUT e apresentação do CTC, a realizar no dia 22 de setembro (quinta-feira), a partir das 10h00, com vista a reforçar o envolvimento de mais entidades nacionais, particularmente de âmbito regional e local. O programa da sessão segue em anexo à presente mensagem.

O Infoday de divulgação da DUT e de apresentação do CTC será realizado exclusivamente em formato online e as inscrições poderão ser efetuadas através deste link.

A Driving Urban Transitions é uma Parceria Europeia sob a égide do programa comunitário para o financiamento da Investigação e da Inovação (I&I), Horizonte Europa (2021-2027), formada por iniciativa da Comissão Europeia, países-membros e organizações nacionais.

A Parceria DUT tem por base o capital de experiência com mais de 10 anos que advém da Iniciativa de Programação Conjunta (IPC) Urban Europe, uma rede transnacional de financiamento de I&I estabelecida com base na Comunicação da Comissão Europeia COM (2008)468 – «Para uma Programação Conjunta em Investigação: trabalhar em conjunto para enfrentar mais eficazmente os desafios comuns» e subsequentes decisões do Conselho Europeu da Competitividade. Desde 2010, que os países participantes na IPC Urban Europe conceberam e implementaram conjuntamente estratégias, metodologias e estruturas, bem como 11 concursos transnacionais conjuntos anuais, que representaram um investimento total superior a 116 milhões de euros, criando um ponto de entrada único para o financiamento transnacional de I&I na dimensão urbana europeia.

No quadro das novas parcerias europeias lançadas pelo programa Horizonte Europa, através das quais a Comissão Europeia e os parceiros públicos e privados apoiam o desenvolvimento e a implementação de programas de I&I com vista a alcançar as prioridades políticas da União, como o Pacto Ecológico Europeu, a estratégia digital da UE ou a recuperação pós-pandémica, a DUT pretende dar um passo em frente e enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais.

A Parceria reúne, atualmente, 61 organizações de 29 países europeus, de perfil tão variado como agências nacionais de financiamento de I&I, autoridades governamentais, centros de investigação universitários, entidades regionais, associações, ou entidades privadas e empresariais nas áreas do ambiente, transição energética ou mobilidade. Em Portugal, integram a DUT a FCT, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Direção-Geral de Energia e Geologia e a Direção-Geral do Território.

O objetivo é constituir, em conjunto com a Comissão Europeia, uma rede de conhecimento e de massa crítica a nível europeu em constante crescimento, assente no favorecimento da investigação e da inovação, com vista ao financiamento de projetos de transição urbana de âmbito transnacional em torno de três prioridades de ação (Transition Pathways): Bairros de Energia Positiva; Cidade de 15 minutos; Economias circulares urbanas.

A DUT será apresentada formalmente nos dias 4 e 5 de outubro, em Bruxelas. O primeiro Concurso Transnacional Conjunto (CTC) da DUT, especialmente direcionado para a dimensão regional e municipal, será lançado no dia 21 de setembro.

No caso de ser necessário algum esclarecimento nacional por parte da FCT muito agradecia que o dirigissem ao responsável da FCT pelo acompanhamento da Parceria, Alexandre Maurício (alexandre.maurício@fct.pt)

Programa