- Núcleo Islâmico, situado na Mouraria de Moura, exibe “in Situ” um poço árabe, assim como peças de cerâmica
- Lagar de Varas do Fojo, dos princípios do século XIX. Neste lagar pode ser admirada, toda a maquinaria original que fazia parte de um lagar tão tradicional como este, que evolui do sistema de produção romano. Encontra-se em fase de concepção museológica, abre ao público em 24 de Junho.
|
O Museu Municipal exibe uma colecção variada, de base arqueológica. Do espólio constam peças do Concelho de Moura, recolhidas em trabalhos e prospecções arqueológicas, ou provenientes de doações de particulares, ou ainda , derivam do empenho de personalidades como o Dr. Fragoso de Lima, que na década de 40 recolheu grande parte das peças que o museu hoje exibe. Para facilitar a consulta, vou caracterizar as colecções que o museu possui, de uma forma muito esquemática.
Pré-história – Conjunto de machados de pedra lascada e pedra polida
Época do Bronze-ferro – Importante colecção proveniente do castro da Azougada, que inclui um “Smiting god”, espetos, peças em bronze e cerâmica vária.
Época Romana – Cerâmica, ânfora, lucernas, vidros e frescos
Colecção de vidros e cerâmicas, provenientes do já extinto Convento de Santa Clara
Armaria – punhais e espadas secs. XVI- XVIII/ Pistolas e espingardas secs. XVIII/XX
Colecção de objectos africanos e espólio do Coronel Salgueiro Máximo
NÚCLEO ÁRABE
Conjunto de lápides, candis e cerâmica islâmica. O que de mais notável possui, é um poço árabe, que o núcleo exibe “in situ”.
LAGAR DE VARAS
Lagar que possui registo, já de 1810, e que mantém a configuração e maquinaria original. Trata-se de um lagar de varas cujo sistema de produção, deriva do romano.
|